Espaço de discussão e reflexão sobre a MEMÓRIA/TEMPO na construção do espetáculo de dança contemporânea "INPUT" da desCompanhia de dança. O projeto foi contemplado pelo Edital de Dança de Produção da Fundação Cultural de Curitiba e será estreado no dia 05 de Junho de 2014 no Teatro Kraide do Portão Cultural em Curitiba. Para maiores informações sobre a cia favor acessar o nosso blog www.descompanhia.blogspot.com

sábado, 29 de março de 2014

MEMÓRIA DA PELE - A relação harmônica entre a energia yang e ying.

des,

Há anos atrás fiz algumas aulas de Nei-Kung, uma arte marcial com influência da cultura tibetana, uma das teorias interessantes desta filosofia é que existem polaridades entre parte anterior e posterior do corpo. A parte anterior é positiva e a posterior é negativa. Também lendo o livro “O Corpo Tem suas Razões – Antiginásticas e consciência de si” da autora Thérèse Bertherat, eu encontrei um trecho que diz que os meridianos posteriores, na medicina chinesa, possui relação com a energia yang (negativo), e que os meridianos da parte frontal possui relação com a energia ying (positivo). O que essas informações ajudariam na minha dança? Parece maluquice, mas contribuiu para clarear da onde vêm alguns dos meus padrões de movimentos. Padrões que foi identificado pelo Tuca Pinheiro e Cintia Napoli que apontavam certa falta de organização, foco e clareza. Para os que não conhecem conceitos taoistas de energia, o yang é a energia ativa, solar e masculina; em contrapartida, a ying é receptiva, lunar e feminina (vale lembrar que estas são explicações simplificadas). Descobri que tenho desequilíbrio em ativar a pele posterior do meu corpo, que tem haver com a energia yang (masculina). Da onde vem isso? Eu consigo lembrar coisas da infância que me marcaram, mas não cabe expor aqui, nem preciso ;) Mas o legal dessa história toda é descobrir que posso reequilibrar as duas polaridades da minha pele. Ando experimentando isso no quotidiano e notei que melhorou o meu alinhamento corporal: meu joelho se sente aliviado e consegui levantar o arco transversal da sola do meu pé :) Compartilho isso, pois no laboratório de criação, tenho me interessado nas marcas do corpo e as qualidades distintas que estas podem me provocar. Utilizar essas marcas signfica para mim atualizar, modificar e criar novas consciências de movimentos.

Yiuki

Um comentário:

  1. e viva a Thérèse... me lembro que quando li esse livro também fiquei bem intrigado com algumas questões. aproveite esse momento.

    ResponderExcluir