Espaço de discussão e reflexão sobre a MEMÓRIA/TEMPO na construção do espetáculo de dança contemporânea "INPUT" da desCompanhia de dança. O projeto foi contemplado pelo Edital de Dança de Produção da Fundação Cultural de Curitiba e será estreado no dia 05 de Junho de 2014 no Teatro Kraide do Portão Cultural em Curitiba. Para maiores informações sobre a cia favor acessar o nosso blog www.descompanhia.blogspot.com

quarta-feira, 26 de março de 2014

O que eu gostaria de falar sobre a memória

Eu tenho vontade de falar sobre a nossa capacidade de recriar constantemente a memória. Me interessa muito o lugar onde a realidade e a ficção se misturam. A Fricção. Talvez dançar uma mentira. Talvez contar a história de alguém como se fosse minha. Ou dançar a dança de alguém como se fosse minha. Eu gosto do paradoxo da memória. Dos limites tênus entre imagem e imaginação.
_____________________________________________________________________________
Também me interesso pela perda ou dificuldade de reter a memória. Aquilo que escapa (e portanto não possuo?) ou aquilo que meu corpo de recusa a registrar. Lapsos. Buracos negros. Corpo sem memória? Se eu fosse usar uma memória mais pessoal para este trabalho, acho que usaria minha sempre incompleta memória sobre o acidente do meu pai.
_____________________________________________________________________________
Também gostos da ideia do que não se resolve nunca, como no livro Leite Derramado, do Chico Buarque. Sobreposições de memórias que nunca darão conta de revelar aquilo que realmente aconteceu. Armadilhas da mente.
_____________________________________________________________________________
Impregnar o espaço de memórias. Lidar com o TEMPO a fim de construir uma memória material para o público. Acumulação de passados.
_____________________________________________________________________________
Dramaturgicamente não tentar resolver aquilo que não pode ser resolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário