Espaço de discussão e reflexão sobre a MEMÓRIA/TEMPO na construção do espetáculo de dança contemporânea "INPUT" da desCompanhia de dança. O projeto foi contemplado pelo Edital de Dança de Produção da Fundação Cultural de Curitiba e será estreado no dia 05 de Junho de 2014 no Teatro Kraide do Portão Cultural em Curitiba. Para maiores informações sobre a cia favor acessar o nosso blog www.descompanhia.blogspot.com

quinta-feira, 27 de março de 2014

Memória do Músculo

“Toda rigidez muscular contém história e a significação da sua origem. Quando ela é dissolvida, não só a energia é liberada… mas também traz a memória da própria situação infantil em que o recalque se deu” (Wilhelm Reich)

des, semana passada li o livro “O Corpo Tem suas Razões – Antiginásticas e consciência de si” da autora Thérèse Bertherat indicado pela dupla Gisele Onuki & Cinthia Andrade na disciplina Abordagens e Análise da Dança no 1º ano da FAP. Esse livro me ajudou a revisitar várias memórias do meu corpo. Nessas recordações, percebi que muitos deles ficaram registrados nos meus músculos: padrões de posturas, tensões musculares, padrões de movimentos, etc.

No nosso laboratório, a memória do músculo ajudou a acionar sensações que disparam o meu movimento. Sinto que as lembranças particulares, que advém junto ao meu dançar, estão conectados a esses acessos musculares - mas que essas histórias particulares podem ficar guardadas para mim. Interessa-me compartilhar com o público os movimentos oriundos dessas marcas que ficaram no meu corpo.

Dessa maneira, desapego/liberto das minhas lembranças particulares, mas apego-me a capacidade de memorizar do meu corpo, essa que pode ser atualizada, modificada, expandida, exagerada, minimizada e recriada durante os laboratórios de criação. Nesse processo, gostaria até de mimetizar os movimentos dos outros, as marcas dos outros, a fim de transformá-los em minhas memórias musculares e particulares.

Yiuki

Nenhum comentário:

Postar um comentário